História do Brasil Colonia - Resumo
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Departamento de História
Disciplina: Prática Integrada III
24.06.14
O Brasil Colonial (1500-1822)
Os índios.
Quando os europeus chegaram ao território do Brasil encontraram uma população indígena bem homogênea em termos culturais e linguísticos. Basicamente havia dois grandes blocos divididos nos tupis-guaranis e nos tapuias. Os tupis se localizavam mais no litoral do Norte até parte da região de São Paulo, os guaranis se localizavam na bacia Paraná-Paraguai. Já os tapuias (populações que falavam línguas diferentes do Tupi-Guarani) se localizavam em regiões como sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.
Mesmo tendo um tronco linguístico semelhantes, estudar sua cultura e costumes se tornou complicado, pois se tratava de várias nações de uma cultura diferente da dos colonizadores. Dentre os relatos dos viajantes, padres e outros que para cá vieram, há uma diferenciação entre os índios com qualidades positivas e negativas, assim como os que resistiam mais e os que resistiam menos.
Apesar de existir vários grupos e ramificações, haviam poucas trocas de gêneros entre elas. O contato existia quando havia algum casamento ou dos chamados bens de luxo, como penas de pássaros (Geralmente tucanos) e pedras para os ornamentos. Através desses contatos, se formavam alianças entre os grupos e as aldeias.
A chegada dos portugueses representou uma catástrofe para essas aldeias, pois significou sua “morte” (Seja por doenças trazidas pelos colonizadores, seja pelos padres e sua catequização).
Os Períodos do Brasil Colonial.
O Brasil colonial vem sendo dividido em três fases. São elas:
1°) Chegada de Cabral até a instalação do Governo Geral (Reconhecimento e posse da nova terra, com um comércio escasso);
2°) Um grande espaço entre a instalação do Governo Geral e as últimas décadas do século XVIII (Montagem da colonização se consolidando ao longo de dois séculos);
3°) Vai das últimas épocas do