História do basquete
HISTÓRIA DO BASQUETE
ACADÊMICA
CRICIÚMA, ABRIL DE 2012
“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”. (Ayrton Senna)
RESUMO
O basquete é um esporte coletivo, dinâmico e muito praticado no Brasil, principalmente em âmbito escolar. Chegou ao Brasil após 1890, introduzido por um norte-americano que trouxe em sua bagagem uma bola de basquete, que veio lesionar artes em uma universidade brasileira, sendo no início praticado em lugares fechados, onde se praticava ginástica, e após evoluído para a prática com sestas fixas em ginásios cobertos com 5 jogadores como conhecido atualmente. Os fundamentos da modalidade são o passe, drible, arremesso, lance-livre, rebote. A regras são complexas tanto no âmbito das faltas, com dribles, tempos. Contudo, é imprescindível a dedicação dos profissionais de Educação Física atuantes na área do basquete realizarem treinamentos adequados de forma a atingirem resultados positivos na aprendizagem e desenvolvimento dos atletas/alunos para que estes continuem praticando o esporte com chances de continuidade na carreira esportiva.
Palavras – chave: Basquete. Fundamentos. Regras.
1. INTRODUÇÃO
Passando por diversas alterações em mais de um século, o basquete mostra-se um dos principais esportes da atualidade.
Quando surgiu, com certeza colaborou para mudar as concepções de esportes coletivos. Os Estados Unidos, tão acostumados com o seu futebol, excessivamente violento ganhou um esporte com várias regras e consequentemente, mais pacífico.