História de Portugal
(5ºano)
Profeta Maomé:
A Arábia era muito pobre. Os árabes viviam em tribos junto aos oásis do deserto. Dedicavam-se á pastorícia e ao comércio e acreditavam em vários deuses.
Maomé nasceu na cidade de Meca. Em 612 ele anunciou-se como um profeta e começou a pregar a religião do Islamismo
Islamismo:
Seu deus – Alá; Livro sagrado – Corão
Os Muçulmanos lançaram-se à conquista de novas terras para expandir o Islamismo e para melhorar as condições de vida.
No século VIII, no ano 711 os Muçulmanos iniciaram a conquista da Península Ibérica. Comandados por Tarik venceram os visigodos na batalha de Guadalete. Os Muçulmanos deram à Península Ibérica o nome de Al-Andaluz. Aí se formou um importante “califado” com capital em Córdova. Os cristãos chamavam Mouros aos muçulmanos de norte de África. Os muçulmanos usavam forças de armas, mas em muitos casos faziam acordos com os chefes dos Visigodos. Os soldados cristãos refugiavam-se na zona montanhosa das Astúrias e conseguiram formar núcleos de resistência. A primeira grande vitória deu-se em 722 na batalha de Covadonga – formou o reino das Astúrias e o seu primeiro rei foi D. Pelágio.
A reconquista cristã foi um período de tempo em que os cristãos lutaram contra os muçulmanos para recuperar as terras perdidas. No séc. XI já se tinham formado vários reinos cristãos. Durante a reconquista cristã houve períodos de paz e durante esses períodos de paz havia mais convivência entre os dois povos.
Os muçulmanos permaneceram cerca de 800 anos na península Ibérica, assim formando grandes e populosas cidades como Córdova, Toledo, Granada, Lisboa, Mértola e Silves.
Trouxeram para a Península Ibérica várias técnicas de arquitetura (terraços no cimo das casa, pátios interiores e casas caiadas em branco), de artesanato, (armas, carros, arreios, tapetes e ferro forjado) agricultura (processos de rega e novas plantas) e muitas palavras (Algarve, oxalá, Alfama, alface, picota, laranja…).
Formação de