história de porto de galinhas
Porto de Galinhas é a visão do paraíso. E não estamos exagerando! Seja para quem vai em grupo ou quem prefere momentos a dois, Porto de Galinhas é a escolha ideal para quem quer ver belezas naturais, muito sol, artesanato e diversão aos montes. E todo mundo concorda: Porto de Galinhas foi selecionada nos últimos nove anos consecutivos como a melhor praia do Brasil pela Revista Viagem e Turismo. Porto de Galinhas se localiza no município de Ipojuca, que oferece mais de 18 quilômetros de praias de areia branca e batida com águas transparentes e mornas, repletas de coqueiros e afastadas do burburinho urbano, apesar de sua curta distância: apenas a 60 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, capital de Pernambuco. São sete praias contínuas, desde a Praia de Camboa, passando pelas praias de Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas até chegar a Maracaípe e Pontal de Maracaípe. As piscinas naturais são inesquecíveis. Suas águas mornas (média de 28ºC / 90ºF) e cristalinas, transformam-se em verdadeiros aquários formados pelos bancos de corais.
Se falarmos dos hotéis, aí é que o turista fica mesmo maravilhado. Porto de Galinhas possui uma extensa rede de hotéis de referência internacional e resorts que se equiparam aos melhores do mundo com acomodações tão próximas das praias que, muitas vezes, é possível dormir ao som das ondas do mar. A gastronomia é mais do que diversificada: variando dos frutos do mar à massa italiana ou aos pratos preparados com molhos de frutas e raízes da região.
Localização
Porto de Galinhas pertence ao Município de Ipojuca que se situa ao sul do Recife. Além das praias citadas, Ipojuca possui mais três praias ao sul - Enseadinha, Serrambi e Cacimbas - totalizando 32 km de litoral. É o município com o mais extenso litoral no Estado de Pernambuco.
A população de Ipojuca, segundo o censo do IBGE no ano 2000, foi de 59.281 distribuída em três distritos: Ipojuca-sede (22.200 hab), Nossa.