Porto de Galinhas
Porto de Galinhas é uma praia (povoado) localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, Brasil. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais.
História: Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem “galinha nova no porto”! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.
Relevo: 76% do território estão abaixo dos 600m. É formado basicamente por três tipos: Baixada litorânea, Planalto da Borborema e Depressão Sertaneja. ► A Baixada Litorânea se trata de uma grande planície costeira de origem sedimentar e altitude que oscila entre 0 a 10 metros, onde sobressaem praias e restingas. ►O Planalto da Borborema é a principal formação geológica, tem altitude média de 600m. ►A Depressão Sertaneja, onde as cotas decrescem em direção ao Rio São Francisco, formando uma área de depressão relativa.
Vegetação: A vegetação litorânea do estado de Pernambuco apresenta, matas, manguezais e cerrados, que recebem a denominação de "tabuleiro", formado por gramíneas e arbustos tortuosos.
CURIOSIDADES:
►Porto de Galinhas tem mais de 500 pousadas e inúmeros hotéis. ►Recebe cerca de meio milhão de turistas por ano numa espécie de alta temporada. ►Porto de Galinhas foi eleita pela Revista Viagem e Turismo da Editora Abril a "Melhor Praia do Brasil" por 10 vezes consecutivas.