Atomo de Rutherford
No âmbito da disciplina de Química Geral foi-nos proposto elaborar um trabalho, cujo tema é Modelo atomico de Rutherford. desenvolvido por Ernest Rutherford, um físico e químico nascido em Spring Grove na Nova Zelândia a 30 de Agosto de 1871 e falecido em Cambridge na Inglaterra a 19 de Outubro de 1937. Começaremos discutindo, de forma resumida, as idéias e experimentos realizadas por Rutherford com o objetivo de identificar os constituintes e a forma como estes se organizam na estruturação da matéria, destacando, especialmente, as conclusões resultantes das reflexões que têm sido feitas sobre esse tema.
DESENVOLVIMENTO
MODELO ATOMICO DE RUTHERFORD
O modelo atómico de Rutherford também conhecido como modelo planetário do átomo, é uma teoria sobre a estrutura do átomo, Segundo esta teoria, o átomo teria um núcleo positivo, que seria muito pequeno em relação ao todo mas teria grande massa e, ao redor deste, os elétrons, que descreveriam órbitas elicoidais em altas velocidades, para não serem atraídos e caírem sobre o núcleo. A eletrosfera - local onde se situam os elétrons seria cerca de dez mil vezes maior do que o núcleo atômico, e entre eles haveria um espaço vazio. Rutherford ainda, descobriu a existência dos raios gama e estabeleceu as leis das transições radioativas das séries do tório, do actínio e do rádio.
O modelo atômico de Rutherford ficou conhecido como modelo planetário pela sua semelhança com a formação do Sistema Solar. Segundo este modelo, o átomo é constituído por um pequeno núcleo. Na tentativa de chegar o mais próximo possível da