História de Piaget
Piaget se tornou um marco sobre o estudo do desenvolvimento de crianças. Piaget nasceu em uma pequena cidade na Suíça, seu pai era historiador e sua mae uma mulher inteligente e dinâmica, desde pequeno Piaget se interessava pela natureza. Aos 11 anos de idade teve seu artigo publicado em uma revista Historia Natural ( andorinha albina). Na adolescência ele começou a ler sobre filosofia, Lógica e religião. Daí surge o interesse pela epistemologia, ramo da filosofia relacionado com o estudo do conhecimento. Completou sua formação formal em biologia, e bacharelado em Ciencias Naturais em 1916. Para Piaget a principal característica da vida humana é a inteligência que explica todo o desenvolvimento intelectual e afetivo em duas etapas individual e social. Sua teoria é interacionista, atribui importância as estruturas cognitivas ( ações mentais) e ambientais ( aprendizagem).
Etapas do desenvolvimento:
Equilibraçao progressiva: ocorre de um estado de equilíbrio menor para um estado de equilíbrio superior.
Equilibrio orgânico: ( vida do corpo ) é mais estático e mais instável.
Equilibrio da mente: é mais dinâmico e mais estável.
Organizaçao: são os modos de pensar que incorporam imagens cada vez mais próximas da realidade.
Adaptaçao: é o termo utilizado por Piaget de como as crianças lidam com novas informações, e envolve duas etapas : assimilação ( é receber informações e incorpora-las) e acomodação (mudar nossas estruturas para incluir um novo conhecimento)
Equilibraçao: quando as crianças não conseguem lidar com novas experiências elas se mantem em equilíbrio.
Equilibraçao continua: envolve dois aspectos: estruturas invariáveis ( são as funções invariáveis enquanto funções Ex: é a função que procura explicar, conhecer etc. Estruturas variáveis são as formas que as funções assumem de acordo com o desenvolvimento.
Estagio Sensorio motor ( 0 a 2 anos):
Este estagio é anterior a linguagem e ao pensamento propriamente dito. Neste