História de Madureira Império Serrano e Portela
Procurando situar o ser no meio do contexto social, o ambiente e as reflexões culturais são os pilares do desenvolvimento da identidade de um povo, com suas características, o acúmulo de conhecimentos. Todos possuem cultura, sem ser uma inferior ou superior a outra, emitindo um valor a partir do referencial dos hábitos e costumes. É transmitida pela herança social do grupo, tanto do ponto de vista material como não material. São ideias, valores, crianças, vestuário, alimentação e etc.
Outra fonte de definição de cultura que definem um aglomerado de indivíduos, que são tratados como uma única coisa pelo meio da comunicação de massa, tornando um grupo de pessoas, alvo de propagandas que irão disseminar costumes, modos de pensar, falar e talvez, se comportar. A cultura de massa diz respeito ao processo de industrialização, sendo assim, um produto da era industrial, não sendo feito por quem consome. É baseada na industrial cultural que se pautou e enraizou na era da Revolução Industrial, surgindo como cultura feita em série. Sendo assim, a promoção da deturpação do gosto popular se torna eminente, mas não fazendo parte da cultura popular ou das elites, é como uma terceira camada que complementa as culturas tradicionais.
Cultura popular é um termo de origem na Europa da Idade Média, em oposição à cultura dominante das elites, passando a representar um mundo diferente do oficial, representada pela nobreza, sendo assim, não religiosa, pois a igreja tinha fator cultural dominante, manifestando-se através da arte, folclore e também da própria religião. Avaliando como um todo, é tudo que o ser produz e que é consumido por aquele meio social comum, agregando sua identidade de valor cultural de acordo com o que cultuam. Há dualidade do conceito de cultura, quando relacionada aos diversos processos que a sociedade atravessa, até dentro de suas divisões de camadas de classes, se tem a ideia de que a cultura popular se detém a ideia de inferioridade,