História de João Monlevade
O COMEÇO O município de João Monlevade teve início no Século XIX, quando chegou ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, aos 14 de maio de 1817, com 28 anos de idade, o francês, Jean Antoine Félix Dissandes de Monlevade, que veio para o Brasil estudar os recursos minerais do país. Chegado ao Brasil, recebeu do Rei Dom João VI permissão para excursionar pelas terras de Minas Gerais, tendo percorrido diversas comarcas e distritos como São João Del Rey, Villa Rica, Sabará, Caeté, estabeleceu-se em São Miguel do Rio Piracicaba.
A paixão pela minerologia e pela geologia, pode ter pesado em sua decisão de se estabelecer em Rio Piracicaba, como também, o fato de, ainda na França, ter conhecido o Dr. Ildefonso Gomes de Freitas, mineiro de Rio Piracicaba, que estava na Europa em estudos de aperfeiçoamento em Medicina.
O médico, sabendo dos planos de Jean de Monlevade com relação ao Brasil, recomenda-o a seu pai, o Capitão João Gomes de Abreu e Freitas, que o hospeda em sua Fazenda do Itajuru.
Foi no dia 29 de setembro de 1713, dia de São Miguel, que o bandeirante paulista, Capitão-Mor João dos reis Cabral fundou a Vila de São Miguel, onde encontrou ouro e iniciou o povoamento.
Ali encontrou além de uma fonte de riquezas, clima ameno e ambiente propício para se estabelecer.
No período de 100 anos, isto é, um século de existência, inúmeras fazendas lá estavam plantadas, a Vila transformada em município com grandes sesmarias de terra, dentre as quais, nosso município. Tendo escolhido a rica região do Piracicaba à vista de um futuro promissor, Jean de Monlevade compra algumas sesmarias de terras de duas léguas abaixo de São Miguel do Piracicaba, construindo ali, em 1818, a Fazenda Solar, que daria origem à cidade. Ergue também ali uma pequena fábrica ( A Forja Catalã)que chegou a produzir trinta arrobas diárias de ferro. Em torno dessa forja, começou um núcleo de habitações, varando-se o século XIX.