História das Rádios no Brasil
A primeira transmissão de rádio oficial no Brasil, foi o dircurso do Presidente Epitácio Pessoa na comemoração do centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1922 no Rio de Janeiro. O discurso foi na Praia Vermelha e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado pela Westinghouse.
O pai do rádio brasileiro foi Edgard Roquete Pinto. Ele convenceu a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos que transmitiram o discurso do presidente na Praia Vermelha, e fundou em 1923, a primeira estação de rádio brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC. Os ouvintes eram associados e pagavam mensalidades para manter a emissora.
Em 1931 É fundada a PRB 9 - Rádio Record de São Paulo. No início dos anos 30 o Brasil já tinha 29 emissoras de rádio, transmitindo óperas, músicas e textos instrutivos. No mesmo ano é transmitido o primeiro jogo de futebol ao vivo, por Nicolau Tuma. Até então havia apenas notícias sobre os jogos. Nicolau Tuma, primeiro narrador esportivo, inventou o termo "radialista".
Em 1932 - Ademar Casé , que foi o primeiro a pagar cachê a um cantor em programa de rádio, e o primeiro a criar uma novela na rádio em 1936, criou o 1º jingle do rádio brasileiro.
1933, O americano Edwing Armstrong demonstra o sistema FM para os executivos da RCA.
1934 , Criada a Rádio Difusora.
1935 , Acontece na Alemanha, a primeira emissão oficial de TV. Enquanto isso Assis Chateaubriand inaugura no Rio de Janeiro a PRG-3, Rádio Tupi do RJ.
O ano de 1936 marca a estréia no rádio de Ary Barroso, um narrador esportivo que tocava gaita quando narrava os gols. compositor dax música"Aquarela do Brasil", "Os Quindins de YaYa", "O Tabuleiro da Baiana", entre dezenas de grandes sucessos. Foi um dos maiores nomes do radio brasileiro em todos os tempos.
Introdução
Nós decidimos fazer sobre a rádio, pois, é um assunto simples, e cheio de conteúdo.
O Rádio foi a um dos maiores veículos de comunicação em