A história do rádio no Brasil
Nome da aluna: Érica Cristina Scarante Pessoa
Disciplina: Ambientação
Data: 19/05/2013 Atividade:Unidade 4
A HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL
O rádio é um sistema de comunicação através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço. Essas ondas são classificadas em ondas curtas e de alta frequência e ondas longas de baixa frequência.
Sem dúvida o rádio é um dos meios de comunicação mais antigos e de maior credibilidade, segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio surgiu na virada do século XIX para o século XX, em decorrência de novas pesquisas para transmissão.
O italiano Guglielmo Marconi é considerado o pioneiro do rádio, pois foi quem patenteou o transmissor de Impulsos Elétricos e Sinais. No Brasil temos o Padre Landell de Moura, que buscava resultados semelhantes aqui e também é considerado um dos vários “pais” do rádio, nesse caso o pai brasileiro do rádio. A história do rádio no Brasil começou em 7 de setembro de 1922, durante a Exposição do Centenário da Independência. Nessa ocasião havia muitos empresários americanos trazendo a tecnologia de radiodifusão. Os americanos instalaram uma estação de 500W e uma antena no Pico do morro do Corcovado e o público pôde ouvir o pronunciamento do presidente da República na época Epitácio Pessoa e a ópera o Guarani de Carlos Gomes.
Em 1923, um ano depois foi fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro por Roquette Pinto e Henry Morize, dando a ela um cunho educativo. Porém destinado às elites devido a seus altos custos.
Houve uma época chamada época de ouro do rádio que foi dos anos 30 aos anos 50, pois nessa época, ele era o companheiro das pessoas, era quem divertia, informava e emocionava a todos.
Na década de 50, o rádio difundiu as transmissões esportivas, como as Copas de 58, todos torceram pelo Brasil através do rádio. Em 1953, havia números que identificavam a existência de cerca de 500