História da Saúde e Segurança no Brasil
Historicamente a Segurança do Trabalho era conhecida como uma atividade vinculada somente com a importância e obrigatoriedade dos equipamentos de proteção individual contra acidentes, entre eles destacam-se:
• Capacetes.
• Botas.
• Cinto de segurança.
• Protetor auricular.
Porém, a grande evolução tecnológica trouxe o desenvolvimento de novos ambientes de trabalho, paralelamente, gerou também maiores riscos profissionais associados.
Na verdade, a grande maioria dos riscos não é conhecida pela população, exigindo ainda muitas pesquisas que apresentam seus resultados somente após uma longa exposição dos funcionários aos ambientes nocivos. Os resultados são direcionados à saúde e a integridade física, ameaçadoramente comprometida.
No contexto mercadológico atual, percebe-se o novo setor de segurança do trabalho, que se configura de forma interdisciplinar e o objetivo principal é a prevenção dos riscos profissionais.
Na dinâmica relacional existente entre o ser humano e as máquinas configuram-se também muitos benefícios em prol de toda a sociedade, porém, ao mesmo tempo, desencadeou um enorme montante de vítimas, que se tornaram portadoras de doenças incapacitantes ou que tiveram sua integridade física afetada (MICHEL, 2000).
A evolução trouxe uma nova geração de máquinas para serem usadas pelo homem e nesse contexto, os computadores pessoais destacam-se pela sua presença constante nas rotinas do sujeito, tendo em vista que jamais na história se teve uma máquina tão presente (tão próxima) da vida profissional de tantos trabalhadores. Percebe-se que a relação homem-máquina está ainda