História da Quimica
O princípio da química começa, segundo antropólogos, com o princípio do homem na Terra. A descoberta do fogo teve uma grande importância. Desta maneira, o homem já conseguia cozinhar seus alimentos e obtinha uma fonte de luz para aquecer e se proteger dos animais selvagens.
Teoria do Quatro elementos
Para o filósofo grego Aristóteles (384a.C. – 322a.C.) as substâncias eram formadas por quatro elementos: terra, fogo, água e ar. Mas ao mesmo tempo, acreditava na existência de uma partícula fundamental, o átomo.Os elementos da natureza também podem ser associados aos Estados físicos da matéria:
Terra -> Sólido
Água -> Líquido
Ar -> Gasoso
Já o fogo poderia ser associado ao estado Plasma, entretanto ele não é matéria, é energia, portanto, fica fora dessa classificação.
Alquimia
A alquimia é uma crença esotérica que está relacionada com a transmutação da matéria. As práticas e experiências da alquimia foram fulcrais no desenvolvimento original da química. Ainda assim, os alquimistas andavam em busca da pedra filosofal para transformar qualquer metal em ouro.
A alquimia é considerada como uma ciência protótipo ou uma disciplina filosófica que abrange noções da química, da física, da astrologia, da metalurgia, do espiritualismo e da arte. As escolas de alquimia gozaram de um grande popularidade durante cerca de 2500 anos, em regiões como a Mesopotâmia, o Antigo Egipto, a China, a Índia, a Grécia Antiga e o Império Romano.
Apesar das suas diversas formas e correntes, hoje em dia, a alquimia está amplamente associada à procura de um processo que permita transformar qualquer elemento em ouro e à capacidade de alcançar a vida eterna.
Os alquimistas acreditavam piamente que a pedra filosofal vermelha era capaz de transmutar meros metais em ouro, e que a pedra filosofal branca podia transformar metais vulgares em prata.
Química Moderna
A química moderna passa a ser considerada e desenvolvida, quando Joseph John Thomson descobre a primeira partícula