História da Psicologia
1- Qual a diferença de enfoque da teoria naturalista para a personalista.
R: A teoria naturalista buscava conceituar a natureza, seus filósofos, os cosmologistas, pretendiam encontrar a origem, a substância primordial de tudo que existe.
Ambos, naturalistas e personalistas concebiam a ama humana, entretanto os primeiros acreditavam que ela, a alma, tinha em sua origem uma dada substância primordial da qual surgira e a qual voltaria, enquanto os segundos acreditavam na alma imortal, tendo assim descrições pormenorizadas de uma suposta natureza humana.
2- Defina Mito.
R: Mito são narrativas utilizadas por culturas e/ou religiões para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, relatam uma explicação do mundo através das várias gerações. A explicação mitológica não se prende à lógica racional e utiliza muito a simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis, todos estes, misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.
3- Qual a relação entre a mitologia e a filosofia?
R: A mitologia não se prende à lógica racional e oferece uma explicação definitiva que não necessita de justificativa. O mito não é para ser criticado ou discutido, diferentemente da filosofia que é a própria discussão. A filosofia é uma narrativa que não oferece uma explicação definitiva, ela utiliza a lógica racional que precisa sempre se justificar. É por ela que os filósofos, pré-socráticos, podem ser considerados os primeiros cientistas, visto que, foram os pioneiros a não utilizarem mais o mito para explicar o mundo e seu surgimento.
4- Qual foi a característica da cosmologia? Quem foi o primeiro filósofo desta corrente?
R: Tales de Mileto foi o primeiro filósofo desta corrente. A Característica da Cosmologia era explicar o homem através da origem do cosmo, mas não a partir de noções míticas. Buscavam encontrar a substancia primordial que gerou tudo que existe.
5- Quais foram as