História da Psicologia
Como o campo de estudo da psicologia é algo imenso podemos começar tanto com pesquisas que retomam o século V a.C., por exemplo, as de Platão e Aristóteles, como com pesquisas recentes que remetem a 200 anos atrás. Cada qual podendo servir de ponto inicial para o estudo da psicologia, a mais antiga com seus conceitos filosóficos e a moderna com suas provas e estudos científicos.
O inicio da psicologia moderna dá-se com o inicio do século XIX, pois anteriormente o modo de pensar era outro, os estudos eram baseados em intuição e com suas experiências de vida. A partir do século XIX passou a ser um estudo menos filosófico e mais científico, não deixando a filosofia de lado, a disciplina só passou a ser um pouco mais independente, começou a adotar métodos de investigação e de raciocínio teórico.
Os filósofos acabaram percebendo um aumento na área da fisiologia também e houve uma mistura entre as duas, pois perceberam que a aplicação dos métodos físicos e biológicos já era de interesse dos filósofos antigos e acrescentaria em seus estudos, formando em cima dessa interdisciplinidade o contexto da psicologia moderna.
2. O que é possível aprender com da história da psicologia?
Com o conhecimento da história da psicologia pode-se aprender a integrar as áreas e problemáticas que constitui a psicologia moderna, podemos também reconhecer as relações entre várias ideias; teorias e objetos de pesquisa; compreender elementos distintos d psicologia; e desenvolvimento histórico.