História da Psicologia Moderna
Titchener nasceu n Inglaterra, em uma família de poucos recursos. Com sua capacidade intelectual Titchener conseguiu obter bolsas para cursar a faculdade. Frequentou Malvern College e mais tarde Cornell University, e trabalhou como assistente de pesquisa em fisiologia. Ficou interessado pela psicologia wundtiana, como não teve incentivo pela faculdade e ne compartilhou o seu sentimento sobre isso com ninguém ele teve que ir para Leipzig, onde estudou com Wundt e obteve seu doutorado no ano de 1892. Durante sua vida estudantil criou uma relação com Wundt e sua família, cujo pelo menos um natal ele passou na residência dos Wundt.
Ao receber o doutorado voltou para Oxford, esperando se tornar o inglês pioneiro em psicologia experimental de Wundt, mas se desanimou quando viu que os seus colegas ainda permaneciam céticos. Ficou lá até perceber que melhores oportunidades estavam em outro lugar, e partiu para Conell University, onde lecionou psicologia e dirigiu um laboratório. Passou o resto de sua vida lá, até morrer de tumor cerebral aos 60 anos. ( Durante vários anos, o seu cérebro foi conservado e ficou em exibição em Conell)
Conforme o estudo de Titchener, o objeto da psicologia é a experiência consciente ( uma semelhança de Wundt). Ele afirmava que todas as ciências eram compartilhadas do mesmo objeto, se ocupando cada qual de um aspecto diferente.
Conforme o estudo de Titchener, o objeto da psicologia é a experiência consciente, o livro cita um exemplo que tanto a física como a psicologia podem estudar a luz e o som, porém, em aspectos e setores diferentes. Eles apresentam uma parte do livro A Textbook of Psychology (1909), escrita pelo Titchener, aonde ele descreve a diferença