história da pré-historia
Curso: História bacharelado
Disciplina: Historiografia Afro-brasileira e Africana
Docente: Mariana Gonçalves
Discente: Suane Costa Braga
RESENHA
AUTOR?
O autor coloca o novo mundo como lugar de interação entre as populações recém chegadas que vão interagir com as do novo mundo, pois a áfrica não é o elemento principal do texto.
Nesse texto o autor obviamente fala sobre as religiões afro-brasileiras logo no início dando ênfase na umbanda.
O que é a umbanda? Umbanda história, em pleno estado novo (??????) os seus líderes estavam tentando legitimá-la como uma religião brasileira por possuir traços desse povo, ou seja, eles se usaram de um discurso evolucionista onde a população brasileira era o resultado de um encontro singular entre índios, brancos, e negros e isso era um via de mão dupla, pois o estado também utilizou isso em beneficio próprio vendo que esse caráter mestiço da população contribuiria para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, uma vez aqui não ocorria conflitos étnicos culturais como em outros países. Outra coisa sobre a umbanda é que o caratê de religião endógena, ou seja, a umbanda é o resultado de uma bricolagem que é o processo onde ela se formou de vários fragmentos das diversas manifestações religiosas e culturais ameríndias, mais a influencia da catequese jesuítica, do contato com os cultos africanos e por fim influencia da doutrina kadercista.
Os líderes do movimento umbandista eram na sua maioria pertencentes elite dominante uns faziam parte da administração publica e outros das forças armadas. A meta desses líderes que tinham acesso ao espaço político era de professar livremente sua religiosidade sem sofrer qualquer tipo de constrangimento, mesmo que essa religião tenha nascido da evolução multicultural da população brasileira, e eles usaram esse argumento para construir uma opinião favorável a nova religião. Para chegarem aos seus objetivos eles cobriam seus argumentos com a