História da Pirelli
A Pirelli SPA é uma empresa italiana fundada em Milão em 1872 pelo engenheiro Giovanni Battista Pirelli. O seu atual presidente é o empresário Marco Tronchetti Provera, genro do neto do fundador, Leopoldo Pirelli. É um dos principais grupos econômicos italianos, ativo nos setores de beneficiamento da borracha (pneumáticos, roupas), imobiliário (com a Pirelli Real Estate) e, desde 2001, da telefonia fixa e móvel, depois da compra da Telecom Itália (TIM).
Fundado em Milão, na Itália, em 1872, pelo engenheiro Giovanni Battista Pirelli, o Grupo Pirelli possui uma longa tradição industrial e está hierarquicamente colocado entre os líderes mundiais nos setores em que participa. Com mais de um século de atuação, a Pirelli se tornou uma verdadeira multinacional, firmemente arraigada em diversos mercados do mundo. Alêm disso ela é privatizada.
A Pirelli no Brasil
Em 1929, a Pirelli começou a escrever sua história no Brasil com a aquisição da Conac, uma pequena fábrica de condutores elétricos instalada na cidade de Santo André, em São Paulo. Ao longo destes 80 anos de história, a Empresa tornou-se sinônimo de pioneirismo, inovação, pesquisa e novas tecnologias.
Em 2005, com a venda da Pirelli Energia Cabos e Sistemas e da Pirelli Telecomunicações Cabos e Sistemas, a Pirelli brasileira direcionou o seu foco para o setor de pneus, por meio da Pirelli Pneus S.A.. Uma das mais importantes Unidades de Negócios do Grupo Pirelli em todo o mundo, a subsidiária brasileira, com seis mil funcionários, registrou faturamento de cerca de R$ 3 bilhões em 2005. O Brasil representa cerca de 20% das vendas globais da Empresa. No mundo, a Pirelli Pneus atua com 24 unidades industriais em 12 países, três Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, atividades comerciais em mais de 120 países nos Cinco continentes e cerca de 24 mil funcionários.
A linha do tempo
1882
● Início da produção de fios elásticos têxteis, sendo exportado para toda a Europa.
1885
●