História da música
1- Quais as fontes de pesquisa pra o estudo da História da Musica na Antiguidade?
Através de representações plásticas, como pinturas rupestres, peças de cerâmica, baixos e altos relevos, esculturas, moedas e mesmo os próprios instrumentos musicais em diversos graus de conservação.
2- A musica desempenhava funções semelhantes na Grécia e nas demais civilizações da Antiguidade. Que funções eram estas? Em nossos tempos, a musica desempenha funções similares? Explique.
Na Grécia, a musica exercia funções na educação escolar, cultos religiosos. Além disto, exercia função em quase todos os contextos culturais, como afirmado no contexto mousikeé.
Para os Hebreus era importantemente utilizada nos cultos religiosos, nas batalhas e comemorações de vitória.
No Egito, era usada nos cultos religiosos, e na adoração de vários deuses.
Na Índia e Mesopotâmia, exerciam funções similares.
Em nossos tempos, a musica, exerce funções semelhantes em cultos, educação e comemorações, porém com abordagens diferentes de acordo com cada cultura de países e regiões. 3- Assim na Grécia, como nas demais civilizações da Antiguidade, não existia religião sem música. Por que, desde a Antiguidade, tem sido imprescindível na realização dos rituais religiosos?
Aristóteles cria que música provocava catarse nas pessoas.
Nas cultura religiosas, a musica provoca a catarse, eleva o espírito e provoca os mais diversos tipos de emoções. Podemos defini-la como uma arte emotiva, que eleva a alma, e assim, usada no culto aos deuses. 4- “A musica grega vai se caracterizar por um duplo caráter: o Apolíneo e o Dionisíaco. Explique esta afirmativa.
Conforme estudamos, a musica estava fortemente ligada aos ritos religioso, e assim, algumas melodias conforme a crença, pela sua forma poética e musical tinham influencias mágicas e até mesmo morais. As músicas gregas com caráter apolíneo em suas melodias expressavam dignidade e nobreza, com características