História da Música
Na imagem acima podemos observar uma musicista que parece estar sendo regida através de gestos manuais conduzidos pela pessoa a direita, que é conhecida como "chironomist”. A utilização de sinais com as mãos e os dedos eram usados para expressar uma notação e descrever a melodia. A música litúrgica da Igreja Copta ( Igreja cristã nacional do Egito Copta significa egípcio) ainda hoje utiliza "chironomist” e preservou muitas características da música egípcia antiga.
Além disso a música folclórica egípcia incluindo o tradicional ritual sufi zikr ( "Zikr" é a dança mística sufi, onde através da música e do canto, o ser humano alcança um estado de êxtase através da harmonia natural do momento e da união dos participantes.) é o gênero de música contemporânea que está mais próximo à música egípcia antiga. Estes rituais têm preservado muitas das suas características, ritmo e instrumentos. Os instrumentos da música folclórica egípcia mantém têm uma semelhança impressionante com os seus antepassados faraônicos.
Música egípcia ao longo da história misturou as tradições egípcias antigas com elementos ocidentais Africano, árabe, turco. Diversos gêneros musicais são derivados destas influências, cada um dos quais é caracterizado por uma textura particular.
.