História da Moeda
Março/2013
Moeda
O dinheiro é mundialmente conhecido como meio de troca aceito no pagamento de bens, serviços e dívidas. Também, a moeda serve para estimar o valor relativo que algum tipo de riqueza ou serviço possui. O valor de cada produto é dado por meio de um número específico de moedas ou cédulas que demarcam a quantidade a ser paga por esse bem. Mas, nem sempre uma única moeda serve de referência para uma mesma localidade.
Usualmente, para estabelecer algum padrão, os comerciantes utilizavam algum tipo de mercadoria de grande procura. Na Grécia Antiga, por exemplo, o boi foi utilizado como referência nas trocas comerciais. Outra mercadoria muito utilizada foi o sal, que foi usado como moeda entre os romanos por exemplo.
Atualmente, as moedas são mais utilizadas para o pagamento de produtos de baixo valor. O rápido processo de circulação de valores e as economias cada vez mais integradas fizeram com que as moedas fossem substituídas por outras formas de pagamento, como o cartão de crédito, por exemplo.
Mesmo notando todas essas transformações no uso das moedas, não podemos considerá-la uma vítima de um processo de “evolução natural” da história econômica. Cada tipo de lastro econômico foi criado conforme as necessidades geradas por certa cultura ou sociedade. Não podemos dizer que as moedas desaparecerão da economia com o passar dos tempos.
Crédito
A palavra crédito deriva das palavras latinas "credere", "confiança" e creditum, “uma coisa confiada de boa-fé”. Sempre que existe a necessidade de recorrer ao crédito, existem entidades que lhe disponibilizam o dinheiro e a quem, posteriormente, terá de pagar.
Crédito é uma soma em dinheiro disponibilizada por uma pessoa, uma entidade financeira ou um banco, por um determinado prazo. O tomador do crédito deve pagar uma forma de remuneração, designada por juro, em