História da Internet no Brasil
A internet no Brasil começou a ser implantada no final dos anos 80, quando os representantes do governo brasileiro e da Embratel se reuniram para discutir a criação de uma rede que visava à troca de informações entre a comunidade acadêmica e científica do Brasil com os outros países. Um grupo de acadêmicos de várias universidades do país participou dessa busca de se interligar com a rede acadêmica mundial.
O primeiro registro de conexão ocorreu em 1988, quando o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Because It's Time Network (Bitnet), uma rede que permitia a troca de mensagens, através de uma conexão de 9.600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.
Demi Getschko, hoje professor da PUC de São Paulo, participou da implantação de redes no país. Foi um dos responsáveis pela realização da transmissão dos primeiros pacotes TCP/IP entre Brasil, pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), e Estados Unidos, pela Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab). Um e-mail simples que chegava ao destinatário instantaneamente. As duas instituições eram ligadas via linha telefônica, por meio de um fio de cobre dentro de um cabo submarino. Como a conexão era do tipo ponto a ponto, ela dispensava a discagem, por isso que a FAPESP estava sempre conectada ao Fermilab.
Segundo Getschko, foi uma revolução pois “ Na época, você conseguia entrar em contato com qualquer pessoa, e o correio eletrônico na época tinha um grande valor. Em geral, quando você recebia um correio eletrônico, você se apressava para responder rapidamente, porque não havia o que há hoje um excesso de lixo, de spam. Então as cargas eram consideradas de extrema importância, o status da ferramenta correio eletrônico era muito elevado”
Os domínios “.br” foram registrados em 1989, antes mesmo da primeira transferência de dados entre computadores brasileiros e estrangeiros. Este fato