História da igreja i
CURSO DE HISTÓRIA DA IGREJA
Respostas sobre História da Igreja
Profª.: Jane Data: 16/04/2012.
Aluno: Adriano Ricardo da S. Barroso
1 - Qual a diferença de ação entre os Apóstolos Pedro e Paulo?
R - Pedro, o primeiro entre iguais e primaz dos apóstolos cujo dom natural era o zelo sem conhecimento; sua ousadia foi finalmente o seu caminho para a humildade. Pedro, escolhido pessoalmente por Jesus para apascentar Suas ovelhas, tinha uma ação representada pela ligação da comunidade cristã com a herança espiritual do Judaísmo. Paulo sua grandiosa obra e sua sinergia incomum de zelo pastoral com capacidade intelectual e vocação a orientação universal do Evangelho e da ação missionária da Igreja.
2 - Quais os três ambientes em que se formaram e se desenvolveram as primeiras comunidades cristãs?
R – No judaísmo tradicional da Palestina, no judaísmo da Diáspora – adaptado à cultura helênica e no paganismo greco-romano.
3 - Explique os fatores positivos e negativos da expansão do Cristianismo.
R – POSITIVOS:
1) O mundo greco-romano estava decadente na filosofia e nos costumes; o fracasso da razão levava os cidadãos do Império a procurar uma resposta diferente, que não fosse resposta do intelecto do homem, mas viesse "do Alto". 2) O Cristianismo aparecia aos pagãos como algo absolutamente novo ( 2Cor 5,17) e correspondente às aspirações mais profundas do ser humano. Por isto podia dizer Tertuliano, o jurista romano convertido à fé cristã no fim do século II: "A alma humana é naturalmente cristã"; encontra no Evangelho a resposta aos seus anseios inatos. 3) Além de proferir a verdade, os cristãos a traduziam em vida. Embora não se fechassem em grupos ou facções, os discípulos de Cristo primavam pela retidão de costumes, pelo amor fraterno. 4) Os cristãos tinham o zelo missionário, expressão do fervor de sua fé. Homens e mulheres, livres e