História da fotografia
Publicidade e Propaganda
A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Belo Horizonte
2015
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
A primeira descrição de algo parecido com uma máquina fotográfica foi escrita por um árabe, Alhaken de Basora, que viveu há aproximadamente 1000 anos. Ele descobriu como se formavam as imagens no interior de sua tenda quando a luz do sol passava pelas frestas do tecido. Assim foram relatados os princípios do que viria a ser a câmera fotográfica.
Câmera significa pequeno quarto. Não se sabe a data precisa sobre a invenção da fotografia. Porém, há dois princípios básicos que surgiram separadamente e que marcam a origem da fotografia: a câmara e escura e a existência de materiais fotossensíveis, isto é, materiais sensíveis à luz. A câmera escura, quando não existia a fotografia, era um artifício empregado para conseguir imagens projetadas desde o exterior e cujas silhuetas eram desenhadas na referida câmera escura. Sua existência é conhecida desde o século XVI, quando artistas como Leonardo Da Vinci e outros pintores a usavam para desenhar.
A câmara escura consiste em uma caixa preta, que detêm a entrada de luz, tendo apenas um pequeno orifício em um dos lados que permite a passagem de luz. Quando apontada para algum objeto, este reflete uma luz que projeta-se para o interior da caixa, formando, assim, a imagem do objeto invertido na parede oposta da caixa. Esse método proporciona a visão de qualquer objeto pelo orifício, projetando uma imagem maior ou menor dependendo do tamanho do orifício e da distância focal.
Os irmãos franceses Jean Niceforo e Claude Niepce são os primeiros a relacionar a imagem realizada com luz e uma câmera escura. Mas eles não foram os únicos investigadores desta atividade, em que pese que foram os únicos a chegar ao fim de esta prática.
No século XVII, as câmeras escuras deixam de ser grandes e passaram a ser móveis, desmontáveis e semiportáteis. Desenhar