História da filosofia
A filosofia está sempre presente em nossas vidas, nos dando respostas de coisas que achávamos que não teriam resposta. Nos indagando com perguntas que ainda procuramos resposta.
A filosofia é uma janela vasta de compreensão, hoje entendemos de uma forma, já no futuro teremos outra visão pois, a filosofia vive em constante conflito de idéias.
Com o passar do tempo (séculos) ela foi se desenvolvendo em vários campos, na filosofia da arte ou estética no séc. XIX, na filosofia da história no séc. XX, na filosofia das ciências ou epistemologia e na ciência da linguagem. Houve também uma grande mudança com o desligamento de ciências particulares da filosofia, para o desenvolvimento de suas próprias esferas de investigação.
E por estar na história e ter uma história, a filosofia costuma ser vista a partir de dois pontos, as vezes de maneira mais próxima e as vezes de maneira mais distante. Os períodos em que os historiadores dividem a história da sociedade ocidental.
Os principais períodos da Filosofia
Filosofia antiga (do século VI a.C. ao século VI d.C.)
A Filosofia antiga é dividida em quatro períodos distintos, o período pré-socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia tem como foco a origem do mundo e as causas das transformações na natureza, o período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., onde a Filosofia busca resposta para as questões humanas, passando por campos como a ética e a política, o período sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a
Filosofia busca sistematizar todas as ideias sobre a cosmologia e a antropologia, mostrando que tudo pode ser objeto de conhecimento e estudo filosófico, desde que suas ideias ofereçam critérios científicos e o período helenístico ou greco-romano, do final do século III a.C. até o séculoVI d.C., onde a religião é influente e a Filosofia se ocupa basicamente com as relações entre o