história da educação
Resposta: De acordo com Froebel “as crianças são plantinhas de um jardim no qual o professor é o jardineiro”, a abordagem deste tema mostra-nos que o brincar e a ludicidade de um modo geral, sendo utilizada em sala de aula promove o desenvolvimento de importantes processos relativos ao aprender, por essa razão não deve ser abandonado nas escolas.
Não que o brincar seja a única possibilidade de desenvolvimento, mas é necessário que haja um espaço para que isso ocorra.Pois através do brincar a criança aprende e desenvolve muito.
b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.
Resposta: Socialismo busca esclarecer as mudanças sociais que a sociedade sofre, devido a grande aceleração industrial e urbanização. Positivismo busca compreender tudo o que se referia ao homem, principalmente as relações entre eles. Tinha posição diferente da dos socialista, defendiam somente a afirmação que fosse analisada com verdadeiro espírito científico, com objetividade e com ausência de metas preconcebidas, próprios das ciências em geral, e propor normas de comportamento seguindo a orientação do pensamento positivista, a noção de organização social entre os homens sempre existiu, chamada consciência coletiva.
c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?
Resposta: O pensamento de John Dewey foi muito importante para educação, pois ele fazia da educação a própria vida e não um ensinamento para ela, ele acreditava que era preciso dar