História da educação
A escola da época era conhecida como a “de ler e escrever” e o ensino utilizava de exemplos vivos, canto e música instrumentar, princípios morais e cristãos, atendendo apenas aos interesses da elite burguesa. Semana de 25 de fevereiro a 03 de março - O Ratio Studiorum é o conjunto de normas que regia a educação nos colégios da Companhia de Jesus. Criado em 1599, objetivou colocar ordem nas atividades realizadas nas escolas jesuíticas, como eram feitas e em sua forma de avaliação. Semana de 04 a 10 de março - A expulsão dos jesuítas do Brasil ocorreu em 1759, tendo como principal motivo o fato que seu ensino não atendia os interesses de Portugal, totalmente comerciais, mas se preocupavam muito com o ensino da doutrina cristã.
Com o fim dos jesuítas, há o início da Reforma Pombalina, que visa organizar a escola com o fim de atender os interesses do Estado, porém, fica claro que Pombal se preocupava restritamente com a elite, uma parcela privilegiada da sociedade. 4. Semanas de 11 a 31 de março -
a) Os jesuítas contribuíram muito para que os portugueses dominassem a terra, pois preparam o terreno para esse domínio ensinando aos índios a língua, a religião, os princípios morais e a forma de trabalho que atendia aos interesses da Colônia.
b) A preocupação em utilizar métodos pedagógicos e sistemas de ensino que buscam contribuir com o desenvolvimento do país.
c) A criação das escolas, nos fazendo acreditar que a educação pode auxiliar na formação de um novo cidadão e gerar mudanças na