Estudo de casa, empreendedorismo, comportamento organizacional
No início de 2000, Alzenir Monteiro (53 anos) tomou uma decisão importante em sua vida: resolveu abrir sua microempresa. Mudou-se de Santarém/PA, sua cidade natal, para Macapá (AP) com a certeza de conquistar o mercado com a confecção e a venda de uniformes escolares. “Não conhecia ninguém na cidade mas, mesmo assim, decidi arriscar”, diz.
A empresária conta que não enfrentou burocracia para abrir as portas da “Zeni Uniformes” e considerou rápido todo o processo. Mas porque contou com o auxílio de um contador. Mesmo assim, reconhece que teve de fazer a sua parte também. “Eu também tive de dispor de tempo para percorrer alguns órgãos públicos pra assinar documentos ou solicitar alguma coisa. Mas todo o empreendedor que sonha em abrir a sua empresa precisa se empenhar. Consegui abrir a minha empresa em menos de dois meses”, orienta.
À época da abertura de sua loja, Alzenir não conhecia os serviços que o Sebrae oferece aos empreendedores de todo o Brasil, inclusive o de auxílio na hora de abrir uma empresa. “Depois que descobri como o Sebrae podia me ajudar, comecei a fazer cursos de capacitação e treinamentos e, hoje, sei muito bem como administrar o meu negócio”.
Há 11 anos atuando no mercado, Alzenir Monteiro colhe, hoje, os bons frutos de investir no negócio. A partir de 2011, a empresária investiu em novos equipamentos em mão-de-obra qualificada para atender a demanda do mercado atacadista de Macapá. “Comecei a atuar no ramo da moda. Além dos uniformes, hoje eu confecciono artigos de moda em geral. Percebi que havia demanda, e decidi apostar nisso”, revela a empresária que há mais de uma década se consolida no mercado amapaense.
Passo-a-Passo para abrir uma empresa
1. Registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica: Para registrar a empresa, é necessário ir até a Junta Comercial do seu estado e lá irão lhe informar se será preciso ou não ir até o Cartório.