História da educação
O texto desenvolve uma reflexão filosófico-educacional sobre a condição da educação como prática mediadora da existência histórica dos homens, explicitando seus desafios e compromissos diante da sua situação concreta no contexto social brasileiro da atualidade.
Ao elaborar este trabalho, alguns princípios teóricos se revelaram fundamentais para a própria estruturação que ele acabou tendo. Aqui eles serão tratados em suas linhas gerais, para tornar mais precisa a compreensão do significado de vários contextos. Abordamos o conjunto da história da organização escolar brasileira em seus principais aspectos, este contexto constitui a primeira tentativa sistemática de abordar globalmente a história da educação brasileira. Por se tratar de um texto escrito em linguagem clara, sem cair em simplificações; didático sem ser superficial; acessível, mas não facilitador, e de leitura leve, porém, esta obra é útil aos estudantes. Interessa, ademais, a todos os que se preocupam em compreender a educação brasileira do ponto de vista de sua história.
É assim que, no estudo da organização escolar brasileira, atentando – se para sua contradição internas e para seus elementos mediadores, partiu – se da constatação do fato de ter a sociedade brasileira, desde sua origem, uma vinculação com o sistema econômico, político, social capitalista mundial. Estes vinculam determina a base da classe da sociedade brasileira.
OBJETIVO GERAL
O objetivo deste trabalho é mostrar a história e seu processo de ensino no Brasil e seus problemas desde o processo de colonização, que visava o enriquecimento da Metrópole, passando pelas transformações educacionais, sempre no foco político que atendiam às necessidades das elites européias.
METODOLOGIA
O trabalho foi desenvolvido através de uma revisão de literatura, onde foram consultadas obras bibliográficas, sites acadêmicos especializados na História da Educação Brasileira. O método utilizado para esta pesquisa foi