História da Educação
A educação dos povos primitivos era dividida em estágios distintos. Sendo que no primeiro o aprendizado dava-se por meio da imitação, a criança brincava com instrumentos e miniaturas usados pelos adultos. O segundo estágio dava-se também por meio da imitação, mas uma imitação consciente, pois as crianças imitam e aprendem com as atividades dos adultos, por que se exigia deles o trabalho, o principal objetivo não era educar, mas obter resultados através do trabalho. A vida do homem primitivo era basicamente a obtenção dos bens necessários à sobrevivência, assim as atividades seguiam padrões formais estabelecidos, que são frutos de experiências passadas.
O que distingue o estágio do homem primitivo/bárbaro do estágio “civilizado” é o surgimento da escrita. Diante dessa afirmativa, como era organizada a educação chinesa, hindu e judaica? Embora haja um distanciamento histórico, há alguma relação com a nossa educação? O que poderíamos extrair de positivo para a educação brasileira? (valor 0,0 a 2,0)
A educação chinesa é a referência na educação dos povos orientais, por que foi a mais elaborada e sua duração também foi a maior, e ofereceu as melhores oportunidades de estudo. Seu principal objetivo era o aluno decorar e decorar. A educação chinesa não possui um período certo de estudos só se encerram com a aprovação nos exames governamentais.
A educação hindu difere da chinesa por causa do sistema de castas e pelo caráter mais filosófico da literatura sagrada hindu. A moral era ensinada de provérbios e fábulas. Eles além de estudarem a leitura e a escrita estudavam também a aritmética. A metodologia de ensino era a oralidade e posterior estudavam os livros sagrados.
Os judeus tinham a educação baseada no aspecto moral e religioso, eles desenvolveram muito mais a personalidade