História da Educação
Do ponto de vista conceitual, o cuidar significa:
“...refere-se genericamente aos atos de assistir, apoiar, facilitar, melhorar uma condição humana; o termo cuidado, refere-se, geralmente, aos atributos, ações e qualidades de assistir os outros em suas necessidades.” (Leninger apud Veríssimo, 2001, p. 04)
Este e mais outros conceitos de outros escritores e teóricos, se referem aos atos de atenção, interesse, desvelo, preocupação, acolhimento e superam toda a ideia de atividade que é comum entre os profissionais da Educação Infantil. Cuidado é muito mais do que exercer demandas de ordens orgânicas. Cuidar na Educação infantil pode se referir à associação à sobrevivência e ao desenvolvimento de identificação das crianças.
No contexto da Educação Infantil, podemos pensar o termo ‘cuidar’ num sentido mais amplo, como um ato de valorização da criança, de modo a contribuir em seu desenvolvimento como ser humano, em suas capacidades, identificando e correspondendo às suas necessidades essenciais, ligadas à questão da alimentação, higiene, saúde, vestuário, pelos quais todos os seres humanos estão subjugados. Isso inclui o interesse pelo que a criança sente e pensa, com relação ao mundo e com relação a ela mesma. (RCNEI, 1998:25)
Conforme assinalado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil “cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades”. (RCNEI,