História da Educação
Conteúdo
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1. Assinale a alternativa que demonstre as principais características da educação no Antigo Egito:
a.
A educação no Antigo Egito era, essencialmente, uma educação livre e informal. Baseada na literatura sapiencial, era feita de conselhos práticos para as mais diversas situações da vida diária, desde a religião até a guerra. Normalmente, era realizada pelos anciões, que eram severamente combatidos e não tinham prestígio, pois eram associados àqueles que poderiam desencaminhar a juventude.
b.
A educação no Antigo Egito era elitista, repetitiva, baseada na escrita e na literatura sapiencial. A princípio, era transmitida autoritariamente do pai para o filho e, com o tempo, através de um encarregado pela educação (escriba ou sacerdote).
c.
A educação no Antigo Egito era bastante informal, flexível e acessível a todos. Era baseada na escrita e transmitida apenas de pai para filho. Primava pelo desenvolvimento da arte da guerra e da agricultura, tudo isto dentro de um regime que não conhecia a disciplina nem a punição e o castigo.
d.
A educação no Antigo Egito era essencialmente uma educação patriótica/faraônica, baseada no amor à pátria e ao faraó, cujo objetivo principal era introduzir os iniciantes na arte da magia e da feitiçaria.
e.
A educação no Antigo Egito era essencialmente uma educação para a guerra. Muitas tribos rivais queriam o domínio do Egito e, com isto, a educação voltava-se exclusivamente para fomentar o espírito guerreiro, muito valorizado na literatura sapiencial, na qual a educação se baseava. Os encarregados pela educação eram guerreiros de confiança do faraó.
Pergunta 2
1. As proposições abaixo referem-se à educação, sociedade, cultura e trabalho no Antigo Egito. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - A literatura disponível acerca do Antigo Egito nos informa que, entre eles, a