História da Educação
Centro de Educação á Distancia
PEDAGOGIA - CL
EAD- Sexta-Feira e Sábado
ATPS
História da educação e da Pedagogia
Alda
RA:
Andréia
Gilvania
RA:
RA:
Leide
RA:
Tutora presencial: Nayara Pavani
Docente: Profa. Dra. Camila Beltrão Medina
SÃO PAULO
2014
Tutora presencial: Nayara Pavani
Docente: Profa. Dra. Camila Beltrão Medina
SÃO PAULO
2014
Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo História da Educação e da Pedagogia
Em cada tempo/espaço histórico, a educação atendeu a determinados objetivos, que correspondiam a visões de homem e de mundo. Dentre as principais fases da história da educação estão às seguintes:
Educação primitiva: Embora não existam provas, historiadores inferem que a educação entre os grupos primitivos ocorria de forma espontânea, ou seja, as crianças ou jovens aprendiam por imitação, ao observarem os maiores em suas atividades elementares, que eram a pesca, a caça, a agricultura, entre outras.
Educação oriental: Desenvolvida por povos já civilizados, a educação oriental, ao longo do tempo, tornou-se intencional. A escrita sistematizada criada no oriente, associada a organização social que se estabeleceu levou a criação de escolas e mestres em alguns dos países orientais. A educação entre os hebreus, baseada nos livros sagrados (Tora e Talmud) tinha duração de 10 anos (dos 8 aos 18 anos). Entre os hindus, a educação era privilégio das castas superiores, embora não fossem comuns as escolas. Geralmente os pais eram responsáveis pela educação dos filhos, como base nos textos Vedas. Na China, a educação sistematizada só ocorreu a partir do período imperial (V a. C.), e dividia-se em elementar (do povo) e superior (funcionários mandarins).
Educação clássica: Desenvolvida entre os séculos V a. C. e V d. C., diz respeito a educação ocidental, e compreende Roma e Grécia. A educação grega teve quatro períodos: heróica