HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Resumo
.
O presente trabalho tem como objetivo identificar as etapas do desenvolvimento da história da educação e da pedagogia no Brasil, estendendo desde a escola elementar escolástica implantada pelos jesuítas até os dias atuais, visando conhecer os pontos fundamentais marcantes em cada fase dentro do contexto sócio histórico mundial em diversos períodos da educação em diversos países, e assim entender os fatos e as ideias do passado para se formar o presente, e verificando suas deficiências e seus acertos educacionais a fim de aplicar as novas tendências pedagógicas dentro contexto atual, para se entender as metas da nova elaboração.
A educação é de fato um processo natural, que se dá com a pessoa natural. Já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes. A aprendizagem é um fenômeno natural. A educação deve preparar a pessoa para promover a harmonia, a compreensão, a tolerância e a paz na sociedade, não é um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mas é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias.
A educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de toda comunidade escolar. Ninguém escapa da educação.
Em casa, na rua, na igreja ou na escola, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela. Para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturaram a vida com a educação.
A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família”. Todo brasileiro deve estar voltado para a Educação este é o princípio do Papel da Educação. Mas isto é muito relativo.
Desde o início da Educação no país, o papel da escola no Brasil é de ensinar a submissão à autoridade ou à oligarquia, nos dias de hoje. Se tomarmos como esse o "verdadeiro" papel da escola, então