História da Educação Antiga até Idade Moderna
1- O que favoreceu o surgimento da filosofia, da sofística e consequentemente da escola na Grécia antiga?
A possibilidade de questionar a administração da cidade grega, o fato de as cidades gregas serem autônomas, independentes e também a facilidade de trocar conhecimentos.
2- Quais as principais diferenças na educação das cidades gregas Espartas e Atenas no que se refere à educação?
Em Esparta os jovens eram educados como se fossem militares, enquanto em Atenas se preocupavam com a formação intelectual e em formar cidadãos.
3- Qual a semelhança da educação formal romana com a grega e qual a diferença?
A educação formal romana e grega se assemelham no fato de serem para os nobres e com a idéia de formar o homem racional.
A diferença entre elas era que os gregos se preocupavam em aprender filosofia ou a retórica, já os romanos eram mais práticos e se preocupavam mais em resolver os problemas do cotidiano, com isso, a retórica se destacava mais.
4- Na educação romana quem eram os ludi magister e os retores e qual a diferença entre eles?
Os ludi magister e os retores eram mestres do ensino, enquanto os ludi ensinavam as crianças a ler e a escrever em lugares simples, os retores ensinavam a arte de bem falar e de persuadir e eram bem pagos por seus alunos.
5- Por que os burgueses fizeram surgir as escolas seculares e por que isso tem a ver com a crise da Igreja Católica?
Os burgueses fizeram surgir as escolas seculares para dar cultura a seus filhos, que terão que ajudar os pais nos negócios. Isso tem a ver com a crise da Igreja Católica, porque dessa forma esses filhos não poderiam se dedicar ao ócio dos monastérios.
6- Como eram as universidades na Idade Média?
As Universidades da Idade Média eram reuniões de mestres e estudantes em um determinado lugar. Já havia ensino de medicina, teologia, matemática, física e astronomia.
7- Por que no Renascimento, apesar do aumento de colégios e