História da cultura portuguesa
Portugal e Espanha. A situação geográfica é fundamental para compreender a divisão, tendo em conta que para lá nada existia. Quando os povos se começam a instalar, pouco mais havia do que 2 povos.
O Homem chegou à Península Ibérica (PI) há cerca de 1 milhão de anos. Seres humanos pertencentes ao Homo Erectus, sendo sucedidos pelo Homo Sapiens há cerca de 100 mil anos.
As 1ªs culturas humanas de relevo situavam‐se em 2 áreas regionais: Minho, Douro, Trás‐ os‐Montes e Baixa Estremadura, Vale do Tejo e Algarve. Vai permitir agrupamentos nortenhos e sulistas. Posteriormente importantes culturas mesolíticas em 8 e 5 mil AC e simultaneamente entravam na PI povos vindos de África que se misturam com os que já cá se encontravam.
A partir do séc. III assistimos a uma sucessão de invasões de civilizações:
1ª Romanos (séc. III) substituindo os Seltas, os pré‐Seltas, os Fenicios e os Gregos.
2ª Bárbaros (Visigodos) (séc. V) – também chegam a Roma.
3ª Muçulmanos (séc. VIII) – Árabes e Berberes (do Norte de África)
Esta ocupação situou‐se até à Linha do Mondego.
Qual o legado destas civilizações?
‐ Língua – 1º dos instrumentos de difusão de um determinado tema. Ficou o Latim após a chegada dos Romanos e as línguas primitivas vão desaparecendo gradualmente. O Latim erudito/literário é utilizado na escrita. A partir dos sécs. XI e XII, primeiro até ao Mondego e depois até à Linha do Tejo e por aí abaixo Lusitanos com o 1º dialecto Foi um impulso importante porque periodizou o latim. O impacto também se deu no domínio da administração, do território, erradicação do Cristianismo, a qual se faz dos aglomerados para os …
À medida que o Cristianismo se expande, são criados os Bispados – Unidades básicas administrativas do território, que virá a ser Portugal e outros territórios que irão formar.
Foram introduzidas algumas alterações, foram