História da cultura afro brasileira - a temática no currículo
A temática no currículo
A temática da africanidade na cultura brasileira, não tem sido respeitada de forma completa ainda, pois sua inclusão no currículo escolar ainda depende da compreensão e interpretação de cada instituição ou sistema de ensino. Apesar disto, algumas contribuições já podem ser vistas e sentidas.
Nesta atividade iremos ler artigos que analisam as contribuições dos dois documentos oficiais que já conhecemos.
Leia o artigo Michele Bitioli e José Pedro Toniosso: História e cultura afro-brasileira no currículo escolar. Revista Fafibe On-Line — ano VI – n.6 — nov. 2013 — p. 57–66.
Leia também o artigo de Regina Marques Parente: As contribuições do parecer CNE/CP 3/2004 para a educação das relações étnico-raciais.
Agora, com as informações dos artigos, preencha o quadro abaixo.
Contribuições da Lei nº 10.639 para a educação
Contribuições do parecer CNE/CP 3/2004 para a educação
- tornar efetivo o ensino da história dos negros e sua participação para a formação da identidade nacional, ou seja, mostrar o negro como sujeito ativo de nossa história brasileira.
- Resgatar a história e cultura afro brasileira;
- promover a conscientização de que somos uma nação pluralista e etnico racial, buscando assim a eliminação do racismo e a discriminação do negro.
A partir dessas prerrogativas, haverá igualdade no processo de formação e oportunidades para todos os alunos,
- implementação da educação das relações étnico-raciais, na superação do racismo e discriminações e no suporte para efetivação das ações afirmativas executadas pelo Estado brasileiro, na perspectiva dos direitos humanos.
contribuem no processo de educar-se para as relações étnico-raciais, orientam para a formação de cidadãos preparados para afirmar a humanidade dos negros como seres humanos frente as várias tentativas alheias que negam a sua existência.