história da contabilidade
Curso de Ciências Contábeis
Cristiane Regina Buzzi
RELATÓRIO DE VÌDEOS: HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, PROFISSÃO CONTABIL E LUZ E TREVAS: CIÊNCIA
Alta Floresta-MT
2013
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
Há 3000 a.C o homem primitivo já praticava a contabilidade. Mas foi na Mesopotâmia, que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais, o homem começava a registrar todo seu patrimônio. O tempo passa e surgem novas civilizações como os egípcios, os fenícios (que foram os primeiros a desenvolver as trocas e simplificar os registros por símbolos) e os romanos.
No final da idade média surgiu o Renascimento, nessa época na Europa os comerciantes necessitavam de uma sistematização da contabilidade para lidar com seus fornecedores e clientes, e foi nessa época que um frade franciscano criou o principio das partículas dobráveis.
No ano de 1500, ano de descobrimento do Brasil, com o desenvolvimento das colônias Cartas Régias passaram a regulamentar os princípios contábeis, que instituíam cargos e funções. Tudo se desenvolvia foi então que no ano de 1642 foi criada a máquina de contabilidade o ábaco, que foi sendo substituído por outras máquinas, que foram sendo atualizadas até se criar os computadores.
Em 1770 em Portugal foi baixada uma lei que regulamentava o exercício da profissão contábil. Em 1810 instalou-se no Brasil a aula de comércio da corte. Anos depois em 1869 no Rio de Janeiro foi fundada a primeira instituição de ciências contábeis a Associação dos Guarda Livros da Corte. Já em 1924 realizou-se também no Rio de Janeiro o primeiro congresso brasileiro de contabilidade e depois de muitas lutas o decreto de lei nº 9295/46 reconheceu a profissão de contador.
PROFISSÃO CONTABIL
Aparentemente a contabilidade não é uma profissão nobre como medicina, direito ou engenharia, mas é uma das profissões que