História da congregação cristã
Este trabalho visa proporcionar um maior conhecimento da Igreja Congregação Cristã no Brasil, abrangendo sua origem, fundadores, dados estatísticos, doutrina, chegada ao Brasil, enfim, relata parte da história dessa denominação.
2. ORIGEM
A Congregação Cristã no Brasil é uma comunidade religiosa cristã sociologicamente classificada como pentecostal de origem. No final do Século XIX, o italiano Louis Francescon recebeu, segundo seu relato, uma revelação acerca do batismo por imersão, que lhe advertia por não ter cumprido essa ordenança deixado por Jesus Cristo. Tal doutrina o separou e a alguns mais do grupo Presbiteriano-valdense ao qual pertenciam, que não a aceitou.
Em 1907 na cidade de Chicago, na 943 W. North Ave (semelhantemente à Rua Azuza em Los Angeles, CA), havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas. Francescon visitou aquele serviço a convite e teria recebido, conforme suas palavras, uma confirmação divina de que aquela obra era de Deus; prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se aquela irmandade, a maioria recebendo o dom de se falar línguas diferentes. Estavam reunidas as doutrinas dos batismos da água e do Espírito.
3. FUNDADORES
Luigi Francescon nasceu em 29 de março de 1866 em Cavasso Nuovo, uma pequena cidade agrícola da Província de Udine, lugar entre os préalpes Carniche. Luigi Francescon, depois do serviço militar, foi um dos cinquenta mil italianos que imigraram para os Estados Unidos na última década do século XIX.
Pietro Ottolini deve ser recordado pelo tratamento pastoral que por longos anos ministrou na comunidade de St. Luis, Missouri, onde foi profundamente amado e estimado até a sua morte em 1962. Permaneceu fiel à sua vocação. Jamais parou de encorajar os crentes à procura do batismo do Espírito Santo, que não devia ser apenas um "dom" para alguns, mas a promessa "para quantos o Senhor nosso Deus chamar". Depois de tantos anos cremos que um