História da coca-cola
A marca de refrigerante mais conhecida do mundo fez parte da história de muitas pessoas. Foi evoluindo junto com a história e mudando junto com a sociedade. Ela se enquadrou em várias situações e talvez por isso, até hoje, seja a marca de refrigerante mais pedida e famosa do mundo.
A Coca-cola surgiu em 1886, com a invenção de John Pemberton. Na época, estava em alta à campanha antialcoólica, então John Pemberton resolveu inventar um xarope com sabor diferenciado, onde as pessoas pudessem sentar nos Pontos de Vendas e se refrescar. Apesar do produto ser inovador, ele não teve muito sucesso com as vendas.
Com a ajuda de seu amigo Frank Robinson, que estava no ramo da propaganda, ganhou um logo, que representa a marca até hoje. Mesmo com essa ajuda, a Coca-Cola não conseguiu seu “lugar ao sol”.
John Pemberton ficou doente e morreu. Com a perda do amigo, Frank decidiu dividir a marca com Asa Candler. Isso mudou a história desse refrigerante. Com uma grande capacidade em marketing, Candler tornou-a o que é hoje.
No começo, Candler precisava fazer a Coca-Cola conhecida e para isso ele oferecia o primeiro copo do refrigerante de graça, através de cupons. Mesmo com essa estratégia, ele ainda tinha um grande desafio, levar a Coca-Cola para um nível nacional. Portanto, ele decidiu colocar o logotipo da marca em propagandas que poderiam seguir o consumidor como agendas, calendários, pôster, entre outros. Isso só reforça a capacidade de marketing que tinha.
Com o sucesso, a marca precisava se expandir para um novo mercado, o mercado das garrafas, porém, Candler resistiu à ideia. Só em uma reunião com Thomas e Joseph, conseguiram convencer Candler a engarrafar em larga escala o produto. Como na época as garrafas eram padronizadas, para a Coca-Cola se destacar e se diferenciar de imitadores, precisaram criar uma garrafa diferente das demais, que só a marca tinha. Com um concurso, decidiu qual seria a forma da garrafa, a forma que vemos