História da Coca Cola
•
•
•
A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico Dr. John Styth Pemberton, no verão de 1886 em Atlanta (EUA), enquanto ele tentava criar um remédio para dor de cabeça misturando ingredientes num tacho de latão no fundo de seu quintal. Pemberton levou este xarope para uma farmácia, a dois quarteirões de sua casa chamada "jacob's pharmacy", onde foi misturado com água.
A história conta que um freguês chegou ao local com muita dor e o atendente misturou o xarope, acidentalmente com água carbonada ao invés de água comum e deu na Coca-Cola.
O xarope era uma solução caramelada e colorida, misturada com água para curar
"todos os males da alma e do corpo", e era vendido a $5 cents o vidro. A Coca-Cola reconheceu o dia 08 de maio de 1886, como sendo o dia em que foi vendido o primeiro vidro.
O Dr. John e seu guarda-livros Sr . Frank M. Robinson associaram-se e criaram o logotipo da marca, patentearam o produto e o nome.
Frank M. Robinson sugeriu a nome Coca-Cola, juntando os dois ingredientes chave do produto e desenhou as letras naquele estilo cursivo único que se mantém até hoje.
Nascia assim a marca Coca-Cola, que foi impressa pela primeira vez em um fundo preto com letras vermelhas. Surgia também nessa época, através do visionário Dr.
Pemberton , o primeiro slogan da Coca-Cola: "Drink CocaCola" - "Beba Coca-Cola". Posteriormente o logo oficial passou para letras bege em fundo azul e depois para letras brancas em fundo vermelho, incluindo inversões nas cores dos 3 sistema.
No primeiro ano, Pemberton vendeu apenas 9 copos de Coca-Cola por dia. A venda total desse primeiro ano foi de apenas 94 litros de xarope e Pemberton lucrou 50 dólares, mas gastou 74 dólares em publicidade.
Um século depois, a The Coca-Cola Company produzia mais de 38 bilhões de litros de xarope. Infelizmente para
Pemberton, ele morreu em 1888 sem constatar o sucesso da bebida que tinha criado.
Depois de três anos