História da cidade de zé doca
Cidade da região Oeste Maranhense, que em listagem alfabética é o última na listagem de municípios brasileiros. Teve sua emancipação política em 04/10/1987, tem clima semi-árido, está a 256 Km distante de São Luís e em 2007 o IBGE estima a sua população em 42.453 habitantes.
No dia 08 de junho de 1958 chegou por essas matas José Timóteo Ferreira, conhecido como Zé Doca, estava acompanhado da esposa, Maria Ferreira, e seus 14 filhos, muitos que nasceram na longa caminhada de Camocim, Estado do Ceará, até esta região.
Corajoso e empreendedor, derrubou a machado as primeiras árvores do vilarejo que mais tarde ganharia o seu nome.
Zé Doca faleceu em 11 de julho de 1960, quando o vilarejo já contava com 8 casas e pertencia a Terra Feliz, hoje conhecido como Josias.
Em 1972 a SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) implantou um projeto de colonização (COLONE). Vieram muitas famílias nordestinas fugindo da seca e buscando melhores condições de vida.
Em pouco tempo Zé Doca já era grande produtor de arroz, milho, farinha e pimenta do reino.
Em 1972 a pavimentação da BR-316 consolidou o crescimento e a elevação a categoria de município veio em 04 de outubro de 1987.
Possui diversos nomes que figuraram no contexto cultural como poetas e artistas plásticos como no caso dos saudosos José Gonçalves , autor do hino de Zé Doca e Wilson Costa.
Desde sua emancipação Zé Doca já passou por intensas transformações pois hoje conta com vários bancos oficiais, com um funcionalismo público solido alem de um Campus do IFMA que oferece tanto cursos de ensino médio como técnico e superior.
A população de Zé Doca é conhecida por seu jeito hospitaleiro que atraia muito os turistas além dos deliciosos pratos típicos do município como o baião de dois e a carne de sol.
Situada na zona noroeste do Estado, a região de Zé Doca representa o mais recente sentido da fronteira de produção rural e conseqüentes movimentos migratórios