Vitaminas
As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo.
O nome vitamina foi criado pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912 ao propor a teoria de que os alimentos continham substâncias químicas essenciais fundamentais para a vida. Cunhou o termo baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo amina (aminas vitais ou aminas da vida). Até hoje foram descobertas 13 vitaminas essenciais a saúde. Outras substâncias semelhantes as vitaminas, também foram identificadas. Algumas parecem ser essenciais a vida mas ainda não se estabeleceram valores para elas pela Ingestão Diária Recomendada (IDR). É por isso que se recomenda comer ampla variedade de alimentos para obter nutrição completa.
Classificação
As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua forma de absorção e armazenamento no corpo. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no fígado e no tecido adiposo. Essas vitaminas o corpo consegue armazenar e o excesso no organismo pode alcançar níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas.
Vitaminas solúveis em gordura
Vitamina Fontes
Fígado, salmão e outros peixes de água fria; Gema de ovo, leite fortificado e seus derivados. Frutas e vegetais alaranjados e amarelos, como cenoura, mamão, tomate, abóbora e verduras como o espinafre. Leite fortificado e manteiga, gema do ovo; peixe gordo, óleo de fígado de peixe. Também é produzida pelo corpo quando exposto ao sol
Saúde
Previne cegueira noturna; necessária para o crescimento e desenvolvimento celular; mantém a saúde da