História da cidade de ipatinga mg
Ipatinga era o nome de uma pequena estação intermediária da estrada de ferro que ligava Itabira a Vitória, inaugurada em 1922, e instalada às margens do Rio Piracicaba. Em 1930, o trajeto da estrada foi mudado para mais perto do povoado.
O primeiro desmatamento da região ocorreu em 1930. Um morador de Água Limpa, José Fabrício Gomes, apossou-se de uma área de terra em matas virgens, para fazer uma plantação e ficar mais perto da estrada de ferro, onde venderia seus produtos agrícolas. Decorridos dois anos, cedeu a posse para José Cândido de Meire, que instalou um grande serviço de extração de madeira. Mais tarde, cedeu a posse para Alberto Giovanini que construiu uma casa e iniciou uma criação de gado.
Para aumentar a sua produção de carvão vegetal, que iria abastecer as usinas em João Monlevade e Sabará, a Companhia Belgo-Mineira conseguiu adquirir, em 1934, de Alberto Giovanini a área de terra que continha, ainda, grandes matas. Logo foi iniciada a produção de carvão, com grande número de operários, tendo à frente Jair Gonçalves e Joaquim César Santos.
Com a montagem do serviço de carvão, o lugarejo começou a crescer. Pertencendo ao Município de Coronel Fabriciano, passou a Distrito através da Lei Estadual nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953. Em 08 de junho de 1954, através da Lei nº 244, a Prefeitura traçou a delimitação urbana e suburbana do novo Distrito, instalado em 13 de junho de 1954, conforme disposto no Decreto Estadual nº 4.206/54.
O grande desenvolvimento da região começou em 1958, com o início das obras de construção da Usina Intendente Câmara - USIMINAS, que seria inaugurada 4 anos depois em 26 de outubro de 1962.
Foi muito rápido o crescimento do Distrito. Os líderes comunitários começaram a reivindicar do governo estadual a emancipação. Depois de muito esforço, de muitas idas e vindas à capital do estado, Ipatinga foi emancipada, em 29 de abril de 1964, tendo sua instalação ocorrido em 29 de junho de 1964.
Em 03 de outubro