Diversidade cultural brasileleira
4856 palavras
20 páginas
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE IPATINGAHISTÓRIA
O município de Ipatinga, bem como seu nome, surgiu de uma pequena estação intermediária da estrada de ferro que ligava Itabira a Vitória. A versão tradicional relata que o nome Ipatinga nasceu de um arranjo formado pelo engenheiro Pedro Nolasco, a partir da aglutinação de palavras, aproveitando os radicais IPA (de Ipanema) e TINGA (de Caratinga). Existe, ainda, esclarecimentos que segundo estudos lingüísticos, o termo em tupi significa “pouso de água limpa,"(I+PA+ TINGA).
O surgimento da povoação que deu origem à cidade de Ipatinga é recente. Com a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, a região teve seu ápice de crescimento. As sucessivas tentativas fracassadas para a extração mineral na região do Vale do Rio Doce são fatos que podem contribuir para explicar sua ocupação tardia.
Sabe-se que, em tempos bastante anteriores aos primeiros povoados se fixarem no local onde hoje se situa a cidade de Ipatinga, a extensão do Rio Doce foi densamente povoada, desde o período pré-colonial, por vários grupos étnicos, incluindo os genericamente denominados Botocudos.
As primeiras tentativas de expansão portuguesa no Vale do Rio Doce foram cheias de derrotas, o que dificultou em muito o povoamento da região. As expedições que inicialmente penetraram o Vale do Rio Doce, datam do período entre 1553 e 1573, com a expedição de Sebastião Tourinho, visando descobrir jazidas de esmeraldas e ouro.
A divulgação de seus descobertos minerais ao governador da Bahia, Luiz de Brito, conferiu a Tourinho o título de "primeiro descobridor do território mineiro" apesar de ter sido ele o feliz perdurador de explorações anteriores como a de Martim de Carvalho, em 1567 ou 1568, a de D. Vasco Rodrigues Caldas, em 1562 e a de Espinosa, em 1554 (VEIGA, 1998: 320/321), todas fracassadas por doenças ou infelizes encontros com os índios.
Outras expedições seguiram-se à de Tourinho, tendo sido efetivamente a região do Rio Doce ocupada em 1664,