História da arte
PRÉ-HISTÓRIA
PALEOLÍTICO
Inferior - A pré-história foi um importante período da história humana, ela corresponde uma época anterior à escrita. Não tem registros de pinturas, esculturas ou teatro referente à este período .
Médio - Pinturas com formas verdadeiramente definidas só se fizeram presente no período Paleolítico Superior, de forma que o homem já apresentava de uma quantidade maior de utensílios disponíveis para uso, também não apresentou registros artísticos.
Superior – As primeiras manifestações artísticas conhecidas datam este período (30000 a 9000 a. C.) . A primeira característica é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Essas pinturas eram normalmente encontradas no interior das cavernas. As “Venus Esteatopígicas” representam bem as esculturas desse período, figuras femininas com formas bem acentuadas. No âmbito da musica pesquisas mostram que eles já desfrutavam do som tocado com instrumentos, uma flauta com 35 mil anos foi encontrada em uma caverna na Alemanha.
MESOLÍTICO
Este período é a transição do Paleolítico Superior ao Mesolítico. As pinturas retratavam guerras tribais e cenas de colheitas e caçadas. A principal característica da arte deste período é o naturalismo, o homem pintava os seres um animal por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal como sua vista captava; mas também ganhou modelos mais esquemáticos. O teatro se apresentava de forma ritualística sem data certa de surgimento, por meio dele o homem contava histórias, expressava seus sentimentos etc.
NEOLÍTICO
Durante o período Neolítico os grupos humanos já dominavam o fogo e passou a produção de peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados na sua superfície com traços geométricos, que revelam sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto. Na