História da Arte
Lina Bo Bardi – A arquiteta italiana, naturalizada brasileira, formou-se na Universidade de Roma, em 1939. Em 1946, casou-se com Pietro Maria Bardie mudou-se para a capital paulista. Expressou sua arquitetura moderna na Casa de Vidro (1951), no MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (1957) e no Sesc Pompeia (1973). Desenhou mobiliário para seus projetos e, a fim de produzi-los em série, fundou o Studio d'Arte Palma (1948–1950). Entre 1959 e 1964, viveu em Salvador, onde, por exemplo, restaurou o Solar do Unhão. Nos anos 1980, criou peças com os arquitetos Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki. Trabalhou até o final da vida,morreu aos 77 anos. Admiradora da cultura brasileira, estabeleceu relação crescente entre o moderno e o popular.Tem como obras:
Cadeira Girafa (1987)- Tomado como base banquinhos para fazer uma nova cadeira, que mais adiante se tornaria a Girafa. Adaptou o compensado para a madeira maciça brasileira, mais resistente e pesada.
Cadeira Frei Egidio- Cadeira dobrável, quando dobrada,reduz a mínimas dimensões e volume. O nome Frei Egídio tem a ver com as cadeira encontradas em conventos. Utilizada no Teatro Gregório de Mattos, mesmo sendo em madeira pura e dura, em tempos de estofados e “pseudo confort”.
ZANINI DE ZENINE-Designer brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1978. Filho do renomado arquiteto, escultor e moveleiro José Zanine Caldas.Em 2002 graduou-se em Desenho Industrial pela PUC-Rio.Zanini fundou sua própria marca, a Doiz Design. Desde 2002, recebeu 11 prêmios nacionais, dos quais: Museu da Casa Brasileira (o mais tradicional do país), Salão Casa Design (o maior Prêmio de Design da America Latina), Prêmio Top XXI _ Arc Design (principal editorial de Design do país), Planeta Casa da Revista Casa Cláudia, Prêmio Artefacto.Tem como obras:
Poltrona MOEDA (2010)-Dentro do