História da Arte
CURSO DE ARQUITETURA
QUESTÕES
1. A arte e a arquitetura egípcia são demonstrações seguras em que se pode visualizar e perceber a rigidez e as buscas daquela civilização acerca da ideia de imortalidade e eternidade. Partindo dessa premissa explique as características formais presentes na arquitetura, na escultura e na pintura egípcia, apontando diretamente as peculiaridades existentes nestas linguagens.
Resposta: Características formais presentes na arquitetura egípcia são: A religiosidade, o sentimento de eternidade, durabilidade e solidez, e também o aspecto misterioso e impenetrável.
Características presentes na Escultura: Os egípcios conseguiam esculpir em pedras uma ilusão de imortalidade, sendo na maioria das vezes um pouco exagerados nas curvas do corpo humano, dando as figuras um ar de força e majestade.
Características presentes na Pintura: Eram representadas por nível de importância, ou seja, eram maiores as pessoas com maior importância no reino, desenhados nesta ordem de grandeza, primeiro vinha o Rei, depois a mulher do Rei, o Sacerdote, o Soldado e o Povo. 2. Podemos afirmar que a arte egípcia é um produto desenvolvido exclusivamente por motivos estéticos? Explique.
Resposta: Não. Porque a arte egípcia era bastante padronizada e não valorizava o desenvolvimento de um estilo técnico. Normalmente, as pinturas e baixos-relevos apresentavam uma mesma representação do corpo, em que a pessoa tinha o tronco colocado de frente e os demais membros eram desenhados de perfil, essa concepção ficou conhecida como Lei da Frontalidade.
3. Partindo das explanações em aula e em material de apoio enviado, descreva a imagem abaixo e aponte as características artísticas desenvolvidas pelos assírios na Mesopotâmia.
Resposta: Suas formas lembram muito uma esfinge, o corpo de um leão ou um touro, asas de águia e a cabeça de um ser humano.
A arte assíria é uma combinação de