História da Arte
A arte do mundo é muito abrangente e a autora Graça Proença em seu livro “História da Arte” nos trás um pouco mais desse mundo artístico. A Arte nada mais é que a identidade de uma pessoa ou de um povo. É uma forma de contar a história dos homens ao longo dos séculos.
A autora cita que artefatos que eram considerados comuns na época, hoje é arte contando história. Como pode ser os objetos que usamos hoje em dia, pode no futuro estar em um museu contando a nossa história.
Iniciamos na Pré-história que só veio ao nosso conhecimento por causa de antropólogos e historiadores que foram atrás para saber mais sobre o homem da Idade da Pedra.
As primeiras pinturas pré-históricas são encontradas nas cavernas de Meaux, Font-de-Gaume-Lascaux, na França e em Altamira na Espanha. Essas pinturas eram traços feitos nas paredes e muito tempo depois dominaram a técnica das mãos negativas, depois desta técnica começaram a desenhar e pintar animais.
O artista dessa época capturava aquilo que estava em sua volta, assim podiam-se ver animais, os seres humanos e a natureza nas paredes e não era apenas pinturas que eles realizavam tinha também as esculturas e em todas essas artes existia a predominância da figura feminina e na escultura se destacavam duas que são, Vênus de Savinhano e Vênu de Willendorh.
Quase no final da Pré-história que é conhecido como Neolítico, onde começaram a construir armas e instrumentos com pedras polidas e foi nesse período que começaram a deixar a vida de nômade para ter uma vida com estabilidade e assim se constroem as primeiras famílias e se inicia a história do fogo e dos metais.
Com todas essas novas técnicas a arte sofreu modificações, agora era retratada o vida coletiva e seu cotidiano e por isso o artista começou a dar movimentos as pinturas, mas eram traços leves, ágeis e com pouca cor. Após a esse processo de movimento veio a escrita pictográfica que é onde se representa seres e idéias pelo desenho.
Era produzida também a