história da arte
Surrealismo, Expressionismo, Pop Art, Cubismo, Impressionismo
SÃO PAULO
2014
SURREALISMO
O Surrealismo surgiu na França, em 1924, a partir de um grupo dissidente do Dadaísmo, liderado por André Breton.
Menos radicais que os dadaístas, os surrealistas imaginaram a arte e a escrita como uma ação automática que pudesse constituir uma expressão interior espontânea do sonho, do inconsciente.
Influenciado pelo Expressionismo e pela Psicanálise, o Surrealismo propunha a deformação do real e a instalação de uma atmosfera onírica (de sonho), que remete à estética Simbolista, da segunda metade do século XIX.
Os principais representantes do Surrealismo foram: André Breton, na literatura, Salvador Dali e Juan Miro, nas artes plásticas, e Luís Bufiuel, no cinema.
COMENTÁRIO
O surrealismo é a arte surreal, onde os artistas constituem uma imagem de um sonho, ou do inconsciente. Surgiu na França em 1924, e teve como principais artistas: Salvador Dali, Andre Brenton, Juan Miro e Luís Bufiuel. Os surrealistas eram influenciados pelos expressionistas, e suas artes eram a deformação do real e passavam a ideia de um sonho psicodélico.
EXPRESSIONISMO
O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX como uma reação à objetividade do impressionismo, apresentando características que ressaltavam a subjetividade.
Suas origens são os desdobramentos do pós-impressionismo, principalmente através de Vincent Van Gogh, Edvard Munch e Paul Klee. A visão expressionista encontra suas fontes na defesa à expressão do irracional, dos impulsos e das paixões individuais. No expressionismo não há uma preocupação em relação à objetividade da expressão, mas sim com a exteriorização da reflexão individual e subjetiva dos artistas. Em outras palavras, não se pretende, simplesmente, absorver o mundo e reproduzi-lo, mas sim, recriá-lo. Entre suas características,